segunda-feira, 24 de maio de 2010

Linguado - 2o. Protótipo



Bom, como havia dito, tenho um pouco de preguiça de escrever, mas fiz esse blog exatamente p/ me habituar e nao ficar desesperado p/ escrever minha dissertaçao uma semana antes do prazo (apesar de la no fundo nao acreditar nem um pouco nisso). Mas, como puderam ver fiz minha primeira longa pausa. Hj me forcei a escrever! entao, vamo lá ...

Apesar do insucesso do linguado 1.0, nao desisti. Após um longo e tenebroso inverso de quase um ano após o primeiro #fail, me inscrevi, no mestrado, em uma materia de engenharia que trata de materais compósitos, que é exatamente o tipo de material a ser desenvolvido p/ o shape. Entao o professor pediu uma pequena monografia p/ o final do periodo, sendo assim aproveitei a oportunidade resolvi analisar o linguado p/ esse trabalho.

Continuando o 2.0.

Como visto no anterior, 2 foram os grandes problemas do projeto: a cola e o papel parana. Para este alterei esses dois materiais, e mais uma diferen'ca em relacao ao 1.0, aboli e mini laminado de bambu, pois acho que a espessura dele 'e muito pequena p/ ter algum ganho real de performance.
O passo-a-passo dessa construcao foi bem semelhante `a anterior. A primeiro grande mudanca foi em relacao a resina utilizada. Substitui a cola branca (resina pva) pelo poliuretano de mamona. Apesar de ser um poliuretano, sua grande diferenca em relacao ao convencional 'e quanto a matriz: esse vem da mamona - uma planta, ou seja recurso renovavel -, enquanto o outro vem do petroleo. Outra vantagem do vegetal e que ele 'e mto mais amigavel quanto a utilizacao, exigindo EPIs (mascara,luvas....) mais basicos.
Substituindo as mini folhas de bambu, optei por um trancado de percinta de juta - uma fibra natural, vinda de uma erva lenhosa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Juta). A Percinta e um material ja encontrado no mercado, muito usado por estofadores p/ segurar assento de sofas. Deve ter em torno de uns 7cm de largura e muito resistente a tracao. Fiz entao um trancado um para um e o orientei de duas formas: a primeira, utilizada na primeira e na ultima camada - como o bambu no sentido logitudinal do anterior - e' ortogonal; e a segunda utilizada, na camada do meio do laminado - como o bambu transversal do 1.0 - e' orientada a 45 graus em relacao ao eixo do shape. Nas fotos fica melhor de entender.
A terceira mudanca foi em relacao ao papel. Substituindo o parana, optei pelo cartao couro. Material mais rigido e mais compacto tambem. Diferente do parana, nao 'e possivel ver as laminas que o compoe a olho nu.
Sendo assim laminei e prensei esse shape c/ ajuda do marcelinho - aquele mesmo que me arrumou o sector nine - aqui em casa mesmo. Deixei uns 3 dias no molde p/ cura. quando tirei, grata surpresa! A superficie estava linda !!! Bem lisa, a fibra tinha sido muito bem impregnada ! e a expansao da resina (um dos pontos fracos desta) tambem ficou sob controle. Porem, um ponto fraco: o material apresentou uma flexibilidade muito elevada, ficou mto pouco rigido.
Cortei entao o formato final, coloquei os trucks e as rodas e asfalto nele !
Maneirissimo ! mas alegria durou pouco! p/ ser exato 20min. Usamos ele forcando mesmo! e mais uma vez #fail. A maldita da delaminacao aconteceu novamente, e de novo no papel! a interface entre os materiais foi excelente, mas as dentro do papel nao acompanharam o ritmo !
Mas tranquilo ! gostei mto do resultado desse prototipo! principalmente da superficie! alem disso mostrou tambem a influencia da orientacao correta a ser aplicado nos materais para que melhorem sua performance em relacao a determinados esforcos - caso do papel - e pude fazer um chute do custo de cada shape.

trancado 45 graus



trancado ortogonal

laminacao

laminado

detalhe da superficie


shape cortado

flexivel demais!

delaminacao

5 comentários:

  1. Tenta achar uma espuma.. Fiz um barco com espuma ja, mas não é sustentavel.Com certeza, vai ser melhor que papel, a estrutura dele é mto pobre, nao dah para confiar. Na época do barco estávamos pesquisando um material semelhante a espuma e de fibras naturais. Infelizmente, não tínhamos tempo para pesquisar mais e o foco era a competição. Mas vou ver por aqui se tem alguma info nos meus históricos e te passo,plo menos o nome do material.
    Mto legal a pesquisa q vc tah fazendo.

    ResponderExcluir
  2. Da pra editar essa foto e tirar esse mlk daí de cima não?

    ResponderExcluir
  3. Tú tá demais mlk...Gostei de ver...
    Abc

    ResponderExcluir
  4. a superfície ficou bonitona msm :D
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Ai muito maneiro!
    ficou FODA!

    Ai posso ser chato e dar uma sugestão...
    faz um clipe de 10 segundos que seja e põe no Youtube pra gente poder ver andando...

    Grande Abraço e PARABÉNS!

    ResponderExcluir