terça-feira, 18 de maio de 2010

Linguado - 1o. Protótipo



Continuando c/ o processo do linguado, hj vou falar sobre a confecção do 1o. protótipo.

Como disse ontem preparei um molde, não é dos melhores, mas quebra um galho. Fui então atras dos materiais que comporiam o laminado do shape. A principio pensei no bambu mesmo, por que nao ? trabalho num laboratório abarrotado de bambus! Mas dá um trabalho fenomenal, fazer laminado de bambu é coisa p/ oriental (nao que eu nao farei um dia, mas meu lado ocidental preguiçoso do tipe delivery ainda me inibe a alçar tal voo). Achei entao um laminado chines la pelo lab.. Era bem fininho, em torno de 0,5mm, resolvi entao usa-lo, e para dar espessura e resistencia a compressao, optei por um material que normalmente é esquecido p/ este tipo de aplicação (sob esforços): o papel,ou melhor, o papelão. Dentre algumas opçoes escolhi pelo papel paraná, fácil de achar, simples de trabalhar e c/ uma espessura bem interessante. Iniciei então a laminação.
Como todo início, foi super empolgante. Mas também bem atabalhoado, e cheios de escolhas bisonhamente erradas, mas que só percebemos que são estúpidas depois de termos feito. 1o. Besteira: PVA, ou cola branca, foi a resina que escolhi p/ a colagem das lâminas. Mesmos prós do paraná: facil de encontrar, facil de trabalhar e atóxica! porém deixei passar um grande detalhe, é a base de agua! Qualquer humidade a mais e ela torna-se instável! Além do que, precisa de bastante tempo p/ secar também por ser a base de agua, e esse tempo aumenta ainda mais qnd dentro de molde isolado c/ plastico!... Mas continuando... Escolhi o pva, juntei então cinco lâminas distintas a primeira c/ o laminado fininho de bambu orientado na direçao longitudinal do shape; a segunda de papel paraná; a terceira do laminado de bambu, transversal ao eixo do shape; a quarta também de papel paraná; e, por fim, a quinta, novamente de laminado de bambu orientado longitudinalmente. Passado o pva nas interfaces, isolei o molde c/ plastico comum (plastico comunzão mesmo, tipo PEBD - ou LDPE- de sacola plastica)p/ que o laminado não aderisse àquele.
Ficou lindo ! Recortei então o formato final do shape - o formato de linguado - do laminado confeccionado. Lixei as bordas, dei acabamento c/ esmero! ficou mais bonito ainda! Agora faltava apenas laminar um tecido por cima e por baixo p/ uma melhor resistência axial (assim pensava eu, afinal aquele shape da sector nine que eu disse que tinha, tinha uma camada de resina poliester reforçada c/ fibra de vidro, então resolvi repetir isso no linguado). Com ajuda do Juca, amigo e também mestrando lá do LILD (laboratorio de investigação em living Design da PUC-Rio, coordenado pelo prof. Ripper), laminamos esta camada c/ resina epoxi e tecido ortogonal de juta, utilizando técnica de vacuum bag, que é uma prensagem por vácuo dentro de um saco, vai dar para entender melhor nas fotos que virão mais abaixo. Ficou maneirissimo! tinha cara de que ia funcionar! ainda mais dps de mais um acabamento supimpa!
Aí, chegou a hora do teste. e eu descobri a 2a.idiotice: O papel paraná. O bichinho nao durou meia missa ! assim que a minha mae, que tem menos de 50 quilos, subiu nele, delaminou tudo ! e não foi nem na interface entre as laminas, foi no próprio papel. Então, reanalisando minha escolhi, entendi por que foi a 2a. burrada: o paraná é, por si só um laminado, porém eu não sei qual grau de adesão foi dado pelo fabricante entre suas folhas, porém logicamente não chegava nem perto do que eu precisava p/ o sucesso do skate, afinal não é um material projetado p/ tal fim.
Confesso que fiquei meio puto c/ o insucesso, mas é aquela história, é errando que se aprende, além disso num aspecto geral, pude perceber que é uma idéia plenamente viável, só é preciso maturá-la. Com isso pensei bastante sobre as duas burradas e como superá-las, e cheguei a algumas conclusões para um segundo protótipo.


lâminas de papel paraná


molde isolado


PVA neles !

colando a terceira camada


prensando

primeira fase terminada

preparando o tecido para laminação


preparando a bolsa de vácuo


laminando o tecido


vácuo atuando

pés de mamãe e o primeiro #fail do projeto linguado






Bem, enchi o saco por hj. Na próxima posto a descrição do processo e as fotos do segundo protótipo, inclusive do primeiro teste de uso!

Beijos e Abraços
JV

4 comentários:

  1. Isso que dá querer usar compensado pra fazer a parada...

    ResponderExcluir
  2. Pq vc não tenta madeira de reflorastamento?
    PS: não tenho nem noção da técnica de se produzir um skate tá? rsrsrsrs
    bjuuux!

    ResponderExcluir
  3. Com compensado ia dar bem mais certo! Mas tlvz não fosse ter o "acabamento supimpa!" hahhahahahahahah adorei! :) mto boa tentativa...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!! principalmente os pes da mamae! kkk
    muitos beijos
    saudades
    Bel

    ResponderExcluir