sábado, 10 de julho de 2010

Linguado - 3o. Protótipo

Como disse em posts anteriores, esse projeto acabou servindo p/ a aula de compositos, que eu puxei no mestrado esse periodo, por isso, nao se surpreendam c/ o linguajar do texto do linguado 3.0 aí em baixo, eu tirei ele diretamente do trabalho! Linguado 4.0 sai mes que vem!


Para este terceiro protótipo optou-se por deixar latente o uso do papel em detrimento à utilização de um material que não deixasse dúvidas da integridade estrutural do shape, para dessa forma, ser possível uma análise formal deste projeto, tanto quanto a medidas, quanto às curvas selecionadas.

Desta forma o material escolhido para substituir o cartão couro, foi o compensado de virolinha, o mais comum do mercado, na espessura de 4 mm. O processo de laminação foi idêntico ao protótipo anterior, com exceção da substituição supracitada.

Após cerca de dois dias de cura, o laminado foi desmoldado, novamente apresentando excelente superfície, impregnação e controle da expansão. Como de praxe foi montado e levado para testes no asfalto.

Em um primeiro momento foi testado no plano, para que fosse analisado sem colocar em risco o usuário. Neste teste este protótipo se saiu muito bem. Suportou uma pessoa de setenta e cinco quilos, fletindo muito menos que o protótipo anterior. No teste de uso também foi bem, mas começaram a aparecer alguns problemas relativos às curvas: ela apresenta uma descontinuidade no meio, e a rabeta ficou baixa para certas manobras. Porém esses problemas não são fatores determinantes que possam nos levar a considerar este modelo um fracasso, porém devem ser alterados em protótipos futuros.

Continuando com os testes, após o sucesso parcial da primeira etapa, decidiu-se aumentar a exigência do shape, levando o mesmo para uma pista de downhill – modalidade em que se utiliza o skate para descer ladeiras. Foi escolhida então a pista do America`s Park, na Barra da Tijuca, pois é considerada uma pista fácil, apesar de apresentar dois níveis de dificuldades em seus obstáculos (uma ladeira mais, e outra, menos íngreme).

O teste de downhill foi um sucesso. O skate respondeu muito bem aos comandos e ações, resistiu aos esforços do andar e também esforços relativos às quedas e colisões. Porém confirmou os problemas relativos às curvas, a rabeta ficou muito baixa, dificultando certas manobras, e a descontinuidade no centro da curva principal, também afeta o desempenho quando o usuário impulsiona o skate. Outro fato que deve ser observado em um próximo protótipo é em relação à rigidez, novamente, não foi a ideal.


Materiais - detalhe para o compensado

Prensagem

Meus lindos pézinhos em teste estático


Carlinhos Jabulani no teste dinamico

chambrando na ladeira maior do Americas Park


Pedro na ladeira menor no Americas

Pedro com o bichinho terminado com a lixa